HISTÓRIA
 EMPORDEF


A EMPORDEF, criada em 1996, é uma Sociedade Gestora de Participações Sociais de capitais públicos tutelada pelo Ministério da Defesa Nacional e pelo Ministério das Finanças, que agrupa as participações do estado em todas as empresas da área da Defesa Nacional.

À data em que foi criada, foram transferidas para a EMPORDEF as participações financeiras detidas pelo Estado no sector da Defesa – OGMA (Indústria Aeronaútica de Portugal, S.A.), INDEP (Indústria de Defesa S.A.), SPEL(Sociedade Portuguesa de Explosivos, S.A, EID (Empresa de Investigação e Desenvolvimento de Electrónica, S.A.), EDISOFT (Empresa de Serviços de Desenvolvimento de Software S.A.), NOVEMBAL, S.A. e FUNDÍNIO (Fundição Injectada de Alumínios S.A.).


A EMPORDEF enquanto holding do estado, actua em coerência com objectivos, politicas e metas estabelecidos pelas tutelas, nomeadamente na gestão de capacidades e tecnologias militares e no desenvolvimento económico e social, inseridos no contexto regional mas visando igualmente a competitividade internacional e a exportação.
 

Como resultado da estratégia desenvolvida, o Grupo EMPORDEF alcançou nalgumas áreas tecnológicas um nível de excelência que lhe permite posicionar-se nacional e internacionalmente com sólida reputação nos mercados militar e civil. São exemplo disso as tecnologias de informação aliadas a sistemas estratégicos de segurança, comunicação e espaço.